Fale conosco: 3541-5383

História

Nossa história

No início da década de 90, ciente de que, para melhor cumprir sua missão de apoiar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, era vital formar, no estado de Minas Gerais, uma geração de empreendedores com capacitação gerencial, imbuídos de valores éticos e de cidadania, o SEBRAE-MG, autorizado pelo seu Conselho Deliberativo, priorizou as ações educacionais voltadas para a formação de jovens, tendo como intenções estratégicas:

Promover o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, promover o desenvolvimento de uma nova cultura gerencial, baseada em novos conhecimentos e habilidades gerenciais e no comportamento empreendedor, a ser difundido através da ação de jovens gerentes.

Colaborar com a excelência empresarial, principalmente dos pequenos negócios.

Desenvolver novas tecnologias gerenciais.

Formar gerentes capazes de atuar eficazmente nas empresas.

Desenvolver um novo modelo de excelência educacional na formação profissional, em nível do Ensino Médio e Pós-médio.

Na Áustria, foi encontrado o referencial que serviu como parâmetro para o Projeto ETFG, desenvolvido através de um acordo de cooperação com o Ministério de Educação e Artes daquele país, para o desenvolvimento de um modelo de formação gerencial, adaptado à realidade brasileira.

Em 1997, a Escola Técnica de Formação Gerencial – SEBRAE – Nova Lima foi idealizada, com o objetivo de suprir a formação de gerentes de nível técnico para as pequenas empresas e contribuir para modificar a comunidade empresarial nova-limense. Em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Nova Lima (ACINL), Prefeitura Municipal de Nova Lima, o SEBRAE-MG criou a escola que teve seu início em fevereiro de 1998, com duas turmas de trinta alunos cada, em salas adaptadas no prédio do NEEC (Núcleo de Extensão de Ensino Comunitário).

Os alunos, para estas turmas foram selecionados, pela Equipe Técnico Administrativa-pedagógica da escola, através de provas de Português, Matemática e de entrevistas que permitiram analisar o perfil de cada candidato, principalmente sobre o ponto de vista da motivação, criatividade e outras características necessárias ao futuro gerente e empreendedor.

Em fevereiro de 2000, a escola é transferida para as novas dependências que se localizam no SESI-NOVA LIMA, acordo feito entre a mantenedora ACINL e FIEMG.

Em 2001 acontece a primeira formatura da ETFG-NL.

Em 2014 a escola muda a sua denominação para Escola de Formação Gerencial Nova Lima Metodologia SEBRAE.

Em 2017, 2018 e 2019 participamos das missões internacionais para a Alemanha, Barcelona e Londres.

O Conselho Escolar Consultivo foi criado em 2018

Em 2020 o Ministério da Saúde editou a Portaria nº 188/GM/MS, de 4 de fevereiro de 2020, declarando Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em razão da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19). Diante deste cenário a escola adaptou todo seu currículo para realização de aulas remotas (não presenciais). A escola adotou metodologias próprias de fornecimento do conteúdo e acompanhamento avaliativo que garantissem a participação efetiva, de todos os estudantes, no regime especial de aulas não presenciais.

A EFG-NL em 2021 reorganizou seu currículo, transformando o curso técnico em Administração em um itinerário formativo, dentro dos padrões estabelecidos pela nova lei e o novo Ensino Médio- BNCC.

Em agosto de 2021 a escola retornou a suas atividades de forma híbrida em 2022 retornamos as aulas presenciais.

Em 09 de fevereiro de 2023, ocorreu a aprovação do Itinerário Formativo Técnico em Marketing.